top of page
  • HidroGeo Perfurações

Quanto custa a perfuração de um poço artesiano?

Em geral o preço de um poço artesiano é previamente estimado a partir do conhecimento de informações como:

  1. Local da perfuração;

  2. Tipo de uso da água e volume demandado;

  3. Disponibilidade de energia;

  4. Acesso, etc.





O técnico da empresa de perfuração indicará a necessidade ou não de um estudo preliminar sobre a geologia da área de interesse, com o objetivo de identificar dados do subsolo, tipos de rochas a ser perfuradas, aquíferos, existência de estruturas geológicas etc., e a partir destes, então, irá criar um Projeto adequado à hidrogeologia da área e as necessidades do Contratante. Então, nem todo poço necessita de estudo preliminar, mas de um Projeto sim. O Projeto determinará o método mais adequado de perfuração, profundidade e diâmetro da perfuração, tipo e diâmetros de tubos de revestimentos, filtros, se necessário, equipamento hidráulico e elétrico – bomba submersa (potência e número de estágios), cabo elétrico, tubos de recalque -, ensaios quantitativos e qualitativos.


O preço, então, depende da projeção e somatório de uma gama de itens e respectivos quantitativos, cujas variáveis são inicialmente estimadas.


Na execução da perfuração, poderão ocorrer algumas modificações nos quantitativos e consequentemente no preço final, podendo ser maior e ou menor do que o inicialmente projetado. Isto, deve-se ao fato de que a geologia não é uma ciência exata, que mesmo sendo as estimativas iniciais baseadas em dados de poços existentes na região, variações poderão ocorrer.


Faça sua consulta!

6.678 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page