top of page

POÇOS PARA IRRIGAÇÃO.

abastecimento agrícola 600.jpg
Irrigação 1.jpg
Irrigação 3.jpg
Irrigação 2.jpg

Até um passado recente, havia o entendimento de que a utilização de poços artesianos, serviam apenas para suprir pequenas propriedades rurais.

​

Nas últimas décadas, com a evolução da ciência e intensificação das pesquisas e estudos sobre as reservas de águas subterrâneas no mundo, foi possível uma avaliação sistemática da real grandeza do seu potencial, e, com uma visão mais ampla do recurso disponível, foram desenvolvidas tecnologias para o aproveitamento deste imenso manancial. 

​

Na atualidade as águas subterrâneas assumiram grande valorização e importância no desenvolvimento do mundo, auxiliando, viabilizando e muitas vezes constituindo-se em fonte única e indispensável no abastecimento de cidades, indústrias, agricultura etc.

 

Em muitos países com bons potenciais de recursos hídricos, e, até mesmo onde os recursos hídricos são escassos, alguns com imensas áreas cobertas por desertos, setores da agricultura utilizam Poços Artesianos como fonte de abastecimento, com resultados fabulosos, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália, Espanha, França, Alemanha, China, Rússia, Israel e outros países do Oriente médio.  

​

No Brasil, o setor agrícola vem aos poucos tomando conhecimento e investindo na utilização de Poços Tubulares, com objetivo de evitar e ou amenizar prejuízos na produção primária, com a irrigação de diversas culturas, em períodos de estiagens prolongadas. O aumento do volume de água, disponibilizada pela produção dos poços, vem sendo responsável pelo consequente aumento da produtividade e, em alguns casos também, pela viabilização e implantação de novos projetos, em situações onde não existem outras fontes de abastecimento.

​

A “Agricultura de resultados” tem consciência de que Água é um insumo de importância maior, não sendo mais admissível o investimento em áreas, adubos, sementes, combustível, energia e tudo mais, para depois ficar contando com as chuvas que poderão ou não ocorrer. 

​

​

Agricultura não é um jogo, e lavouras não são loterias.

​

​

Informações Importantes:

- É estimado que 80% da agricultura no mundo seja sem irrigação, sequeiro, e que produz em torno de 60% dos alimentos;

- Apenas 20% da agricultura, que utiliza sistemas de irrigação é responsável por 40% da produção mundial de alimentos;

-  Em torno de 40% das áreas irrigadas no mundo utilizam água bombeada de Poços artesianos.

Utilização de Poços - Vantagens:

- Produção constante de água - independente do clima

- Não ocupam espaço na superfície

- Vida útil de pelo menos 30 anos.

Poços Profissionais HIDROGEO PARA IRRIGAÇÃO!

A perfuração de poços para fins de IRRIGAÇÃO, dependem basicamente de duas premissas básicas:

  1. Geologia e Hidrogeologia regional da área de interesse;

  2. Capacidade tecnológica da empresa de perfuração.

​

​

Geologia e Hidrogeologia da área de interesse: 

Em função dos volumes demandados, o conhecimento sobre a geologia e hidrogeologia da área de interesse, são premissas básicas para viabilizar ou não, um Projeto de Poço para fins de Irrigação. 

​

A geologia identifica os tipos de rochas que ocorrem na região, suas características físicas, composicionais e espessuras.

A hidrogeologia identifica a possibilidade de ocorrência de rochas com capacidade de armazenar e transmitir água. Tais rochas são denominadas de Aquíferos, que podem ser mais ou menos produtivos em função de uma série de fatores.  

​

Na atualidade, no Brasil, é possível a consulta de Mapas Hidrogeológicos regionais, confeccionados pelo Serviço Geológico Brasileiro, que dão uma visão geral sobre a existência ou não de aquíferos em áreas de interesse, porém, a sua real potencialidade produtiva, que, depende do conhecimento de uma série de fatores, ainda não estão contemplados nos mesmos, motivados pela falta de dados confiáveis. Em determinadas situações, tem sido comum a divulgação de informações genéricas e desconexas, sem comprovações técnicas, que afirmam generosas capacidades produtivas para situações nem tão favoráveis.  

​

A Hidrogeo, durante toda a sua existência, de mais de 40 anos, vem coletando e acumulando conhecimento sobre a hidrogeologia do estado do Rio Grande do Sul, com mais de 3000 poços perfurados, cujos dados, estão armazenados em um Sistema de Informação exclusivo, que possibilita conexões a dados locais e regionais.  

A partir dos dados lançados no Sistema de Informação, a Hidrogeo, já há alguns anos vem gerando um Mapa Hidrogeológico exclusivo, com informações inéditas, identificando as reais capacidades produtivas dos Aquíferos em todo o estado. Desta forma é possível o dimensionamento de Projetos específicos para distintas regiões, resultando em Poços com capacidade de produção compatíveis com a hidrogeologia das áreas de interesses. 

Tecnologia do Petróleo na Perfuração de Poços para água.

 

  • Durante 11 anos perfurou poços de Petróleo para Petrobras;

  • Investiu em equipamentos e aprendizado de tecnologias.

Irrigação 4.jpg
A Hidrogeo sabe o que faz - Não se aventure!

Capacidade tecnológica da empresa de perfuração:

A perfuração de Poços tubulares, com objetivo de atender a projetos de Irrigação, devem resultar em grande capacidade de produção de água, pois as demandas do setor agrícola, em geral, são elevadas e variam em função das culturas e áreas a serem aplicadas. 

​

Além do conhecimento de dados sobre a hidrogeologia regional, projetos de poços para irrigação requerem a utilização de equipamentos robustos, corpo técnico habilitado e domínio de tecnologias para execução de perfuração em grandes diâmetros e profundidades.

​

Em geral os Aquíferos com as maiores capacidades de produção de água subterrâneas, são rochas não compactas, instáveis e desmoronantes, o que torna o processo de perfuração um tanto complexo, sendo necessário a aplicação de ferramentas e procedimentos técnicos específicos. É utilizado a circulação de fluídos de composições variadas e possíveis de controles, com objetivo de manter o equilíbrio das paredes da perfuração, possibilitar a continuidade da mesma, permitir a instalação de tubos, filtro e pré-filtros, e, ainda interferir mínimamente na permeabilidade dos aquíferos.  

​

Para cada tipo de terreno existe um método de perfuração mais apropriado.

​

A aplicação de diferentes métodos de perfuração requer além do conhecimento, o investimento em equipamentos, ferramentas e capacitação de pessoal.   

​

A Hidrogeo detém tecnologia para perfurar em qualquer tipo de terreno, resultando em poços mais eficientes e produtivos. 

Manutenção de Poços

NOSSO NEGÓCIO É PERFURAR E EXTRAIR ÁGUA SUBTERRÂNEA.

bottom of page