NOSSOS 

SERVIÇOS

POÇOS TUBULARES

POÇOS PROFUNDOS 

MANUTENÇÃO DE POÇOS

REGULARIZAÇÃO DE POÇOS

GESTÃO POR TELEMETRIA DE POÇOS

.....

POÇOS TUBULARES.

Popularmente conhecidos como Poços Artesianos
São obras de acesso às águas subterrâneas!


ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

São águas existentes em reservatórios subterrâneos denominados de Aquíferos.


AQUÍFEROS: :
São rochas ou sedimentos com capacidade de armazenar água. 
Clique aqui para saber mais sobre Água Subterrânea.

ETAPAS CONSTRUTIVAS

Autorização de Perfuração


Autorização de Perfuração: Autorização prévia é solicitada ao órgão Gestor de Recursos Hídricos estadual para execução de poço tubular, geralmente encaminhada pela empresa perfuradora




Estudo Hidrogeológico


Estudo da geologia e hidrogeologia para determinar a ocorrência, a viabilidade de captação de água subterrânea na região de interesse assim como o local mais favorável para perfuração.




Projeto Construtivo


Determinação de dados técnicos construtivos de acordo com as Normas Técnicas da ABNT para construção de Poços, observando a geologia local e a necessidades do cliente.




Perfuração


Obra de execução do poço com sonda perfuratriz.




Completação


Instalação de revestimentos (tubos), filtros, pré-filtro, cimentação, desenvolvimento e limpeza final, de acordo com o projeto executivo e as normas técnicas em vigor.




Selamento


Preenchimento de espaço anular entre a perfuração e a coluna de revestimento (tubos) com calda de cimento. Objetivo: evitar infiltrações advindas da superfície e consequente contaminação do poço.




Ensaio de Vazão


Bombeamento contínuo durante período de 24 horas com observação simultânea do nível de água no interior do poço e o volume de de produção - vazão. Os dados monitorados servem para dimensionar os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero, a capacidade produtiva do poço e o dimensionamento do equipamento de bombeio a ser instalado no poço.




Instalação do Equipamento Hidráulico e Elétrico


Instalação de bomba submersa, quadro de comando, cabo elétrico e coluna adutora.




Sanitização - Higienização


Aplicação de solução bactericida com a finalidade de sanear as condições ambientais no interior do poço.




Análise da Água


Caracterização da composição físico-química e bacteriológica da água produzida pelo poço.




Outorga


Autorização de uso do recurso “água subterrânea” solicitado ao organismo gestor de recursos hídricos do estado.





Poços Tubulares com a marca HidroGeo.

Poços profissionais executados de acordo com normas técnicas em vigor - NBR 12.212 e NBR 12.244 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  
A HidroGeo exerce um intenso controle na execução de suas obras.
 
Cada etapa da Construção segue cuidadosamente processos de execução a partir de um Projeto elaborado previamente de acordo com as características da Hidrogeologia local e necessidades do Contratante.
 
Na obra, as atividades são reportadas em relatório de campo, contemplando dados da perfuração, diâmetros, tipos de brocas, coleta de amostragens das rochas seccionadas, profundidades de entradas de águas, quantidade e tipo de tubos de revestimentos e filtros aplicados, isolamento de camadas indesejadas (cimentação) etc.
 
Na finalização dos trabalhos, o poço é higienizado com produtos especiais, são realizados testes para quantificar a capacidade de produção, é feita coleta de amostragem de água para realização de Análises físico-química e bacteriológica por laboratório habilitado. 

Entrega da Obra: 
Relatório Técnico e Manual de Operação 
 

Na conclusão a HidroGeo entrega ao cliente um Relatório Técnico completo do poço, com dados técnicos construtivos e da geologia, laudo da capacidade de produção indicando o Regime de Bombeamento apropriado, características da água e um Manual do Proprietário – com orientações sobre a correta operação do poço.

NOSSO NEGÓCIO É PERFURAR E EXTRAIR ÁGUA SUBTERRÂNEA.

Banco de Dados HidroGeo.

Cuidados.

A HidroGeo sabe que cada poço pode ser um caso diferente, e para maximizar o êxito de seus serviços investe em sistema de informação.

Possui um software exclusivo, através do qual gerencia as operações e um extenso banco de dados sobre suas obras.

Todos os dados construtivos, litológicos e operacionais obtidos na execução dos poços, bem como manutenções posteriores, são lançados neste banco de dados.   Portanto, a qualquer momento, em caso de necessidade, obtém-se informações instantâneas e precisas, sobre as obras que tenham sido realizadas pela HidroGeo.

A atividade de perfuração de poços deve seguir padrões construtivos de acordo com Normas Técnicas vigentes - NBR 12.212 e NBR 12.244 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Partindo do princípio de que poços são obras de acesso aos mananciais Subterrâneos, e que tem por finalidade a captação de água, é indesejável que esta obra sirva também como Vetor de Contaminação destes reservatórios.

Poços mal construídos, em desacordo com padrões técnicos, podem causar grandes danos ao meio ambiente e à saúde pública.
 
Portanto, na Contratação de Poços não corra riscos, não se aventure!
 
Consulte quem realmente conhece o assunto, chame a HIDROGEO

Tire suas Dúvidas

- É verdade que existe uma lei que proíbe a perfuração de poços artesianos?

- Quanto custa a perfuração de um poço artesiano?

- Onde perfurar um poço?

- Quais as vantagens em contratar um poço com a HidroGeo?

Nossos Serviços.

POÇOS TUBULARES

POÇOS PROFUNDOS 

Rua Berto Cirio, 979
Bairro São Luis, Canoas – RS
Telefone: (51) 3052-3000
hidrogeo@hidrogeo.com.br

  • Facebook HidroGeo
Contate nos.