top of page

MANUTENÇÃO DE POÇOS.

Hidrogeo Manutenção.jpg
Tipos de Manutenção:
  • Manutenção Preventiva

  • Manutenção Corretiva

manutencao pocos Lifting.jpg

Todo poço em operação necessita de MANUTENÇÃO.

Poços em funcionamento, assim como qualquer equipamento em uso, podem apresentar desgastes e avarias ocasionadas por motivos variados.

​

As manutenções além de corrigir problemas inerentes a operação, tem por objetivo manter a performance de produção assim como prolongar a vida útil dos poços.

​

Manutenção Preventiva:  

É toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho do poço. Planejar reparos e monitorar o poço é a maneira mais adequada de prevenir interrupções e ou decréscimos de produtividade. A prevenção contra falhas e avarias de materiais e equipamentos, aumenta a confiabilidade e leva o poço a operar sempre próximo das condições ideais.

​

Consulte a HidroGeo para agendar a Manutenção Preventiva do seu Poço.

​

Manutenção Corretiva:

Ações de correção e superação de falhas inerentes a operação do poço provocadas por variados motivos, seja por jornadas prolongadas sem manutenção, operações além do regime recomendado, dentre outros. A manutenção Corretiva em geral é mais usual, sendo acionada pelo usuário a cada evento de anormalidade.  

​

Obs.: A opção por esta modalidade de Manutenção poderá provocar a interrupções do poço em momentos indesejados.

​

A HidroGeo possui equipes de assistência para atendimentos de urgência.

​

Obs.: poderão ocorrer situações em que o atendimento demore 1 dia ou mais.

​

​

Problemas usuais em Poços e prováveis causas

 

  • Bomba não liga: 

Falha na rede elétrica, no quadro de comando ou na bomba submersa.

 

  • Perda de Vazão: 

Avarias na rede hidráulica, na bomba submersa, na estrutura do poço ou no aquífero.

 

  • Problemas com a água produzida: 

Contaminação, turbidez, sólidos na água e outros. 

Problemas na estrutura do poço, na característica da água ou no aquífero.

 

Os problemas acima citados abrangem basicamente a grande maioria das ocorrências em poços tubulares. A investigação das causas, muitas vezes podem se tornar tarefas um tanto complexas, pois frequentemente atuam fatores inter-relacionados que devem ser considerados, por este motivo é aconselhável que cada situação em particular seja analisada por um técnico habilitado. A comprovação das reais causas e solução definitiva dos problemas requerem avaliações preliminares específicas. 

 

​

Serviços de Avaliação:

 

  • Verificação dos componentes elétricos do equipamento de bombeamento;

 

  • Ensaio de vazão com avaliação dos parâmetros hidráulicos para determinar a eficiência de poços;

 

  • Perfilagem ótica (vídeo endoscopia): visualização do interior do poço com equipamento específico dotado de câmara de vídeo.

 

  • Análise Físico-química para determinação da composição química e análise bacteriológica para presença de contaminações biológicas.

 

Somente após a Avaliação é possível precisar o procedimento correto de manutenção, conserto e Reabilitação do Poço. 
 

 

Serviços usuais de Manutenção

 

1. Nos equipamentos:

  • Retirada de bomba submersa do poço;

  • Instalação de bomba reserva para evitar interrupções no abastecimento;

  • Conserto e ou substituição de materiais e equipamentos;

 

2. No poço: 

Uma variada gama de fatores, podem levar ao surgimento de alterações nas condições físicas originais de poços que estão em uso.

 

Evidências: 

  • Diminuição do volume de água produzida;

  • Problemas com a qualidade da água produzida;

  • Repetidos danos no equipamento hidráulico;

 

Possíveis causas:

  • Avarias na estrutura do poço, danos em revestimentos, desplacamentos etc;

  • Obstruções de filtros e fraturas causadas pela precipitação de sais diluídos na água;

  • Alterações na qualidade da água devido à proliferação de fungos e bactérias;

  • Outros.

 

Procedimentos usuais de reabilitação de poço:

 

Sanitização – higienização

Objetivo: eliminar micro-organismos nocivos à saúde. Para que seja preservada a qualidade da água extraída dos poços é necessária a realização de higienizações periódicas com produtos especiais sanitizantes, cuja ação, além de eliminar bactérias e ferro-bactérias, também decompõe matéria orgânica (filme biológico) impedindo assim que possíveis bactérias permaneçam vivas e protegidas pela desidratação dos polissacarídeos do “filme”. 

Periodicidade de aplicação: pelo menos 1 vez ao ano.

​

Obs.: Poços mal construídos, com falhas no Selo sanitário apresentam permanentes problemas de contaminações advindas da superfície. Nestes casos a Sanitização produz efeito momentâneo.

​

Consulte a HidroGeo para solucionar este problema.   

 

Limpezas

Limpezas são procedimentos usuais em poços, cujos métodos a serem aplicados e periodicidade variam em função de fatores tais como características do poço, se parcial ou totalmente revestido, tipo e quantidade de tubos e filtros assim como a composição físico-química da água e outros. 

​

Os procedimentos de limpeza podem ser químicos e ou físicos, podendo ser utilizado um ou outro e até mesmo os dois simultaneamente, dependendo da avaliação realizada preliminarmente e nas características do poço.

 

 

1 - Limpeza Química:

Aplicação de agentes especiais capazes de diluir incrustações. A escolha do produto a ser aplicado requer uma pré-avaliação.

​

Em geral o produto é aplicado no poço nas proporções recomendadas, inicialmente é circulado e homogeneizado através de circulação de água bombeada pela própria bomba do poço. A seguir, o poço deve permanecer em repouso por um período pré-estabelecido, de forma que o produto possa agir sobre os materiais depositados (incrustações) nas paredes do poço ao longo do tempo.

​

Após, é feito o expurgo do produto por bombeamento até que a água fique livre de impurezas e o Ph retornar ao índice inicial.

​

2- Limpeza física:

Aplicação de procedimentos mecânicos com objetivo de retirar materiais que estejam no interior do poço, seja por incrustações, suspensão e até mesmo obstruindo a passagem do equipamento de bombeamento. A depender da situação é possível utilizar distintos processos mecânicos de limpeza: Escovamento, Air Lift, Pistoneamento e Hidrojateamento:

​

  • Escovamento: ferramenta especial composta por nylon abrasivo é introduzida no poço produzindo ação mecânica de limpeza, desobstruindo tubos e filtros com a retirada de sólidos e incrustações químicas geradas pela precipitação de metais (ferro e manganês) e também de sais (cálcio, bicarbonatos etc.) nas paredes do poço.

​

  •   Air Lift: Consiste em injetar grande volume de ar comprimido por meio de tubulação, que provoca turbilhonamento e a ascensão de colunas de água com elevada pressão até a superfície. Ao subir, a água juntamente com o ar, vem remove os sólidos. Este processo requer a utilização de unidades de Ar comprimido de alta pressão.

manutencao pocos Hidrojateamento.jpg
  • Pistoneamento: ferramenta especial composta por êmbolos de borracha com diâmetro nominal do poço, principalmente em poços com secções filtrantes. Tem por finalidade primeira o desenvolvimento de filtros e arranjo do pré-filtro no espaço anular externo. Em geral provoca aumento da eficiência das secções filtrantes. Este processo é pouco utilizado na atualidade e função da necessidade de uso de uma Sonda de percussão à cabo.

​

  • Hidrojateamento: Bombeamento de água com bomba de alta pressão, através de uma ponteira de jateamento com injetores direcionados lateralmente. Produz grande eficiência na limpeza das paredes internas dos poços. Requer a disponibilidade de tanques metálicos para depósito de água a ser bombeada com alta pressão para o interior do poço.

caminhoes perfilados.jpg
Assistência Técnica

​

Em caso de necessidade, entre em contato com o nosso Departamento de Assistência técnica, mesmo que o seu poço não tenha sido perfurado pela Hidrogeo – teremos prazer em atendê-lo.

​

ENTRE EM CONTATO

Considerações importantes sobre Limpeza e Reabilitação de poços:

 

Procedimentos aplicação de soluções químicas por injeção e ou por gravidade, com posterior circulação e homogeneização do produto, acrescida de uma limpeza física final por Air Lift, produzem efeitos, que obviamente serão de menor grandeza do que a aplicação conjunta de procedimentos químicos e físicos diretamente nas secções filtrantes.

​

Para isto, é necessário a utilização de equipamento específico com o fim de possibilitar a aplicação conjunta de procedimentos físicos e químicos.

​

Aplicação conjunta: procedimento de lavagem das secções filtrantes pelo processo físico de Hidrojateamento, com solução química apropriada, por bombeamento sob pressão (bomba de pistão duplex).

​

A Hidrogeo possui corpo técnico e equipamentos específicos para executar todos os procedimentos acima descritos.

 

No Aquífero

 

Há poços que apresentam queda gradativa de produção cujas causas estão associadas diretamente às características hidráulicas dos aquíferos seccionados. 

​

Tais acontecimentos são típicos de poços perfurados em aquíferos confinados e semi-confinados. 

​

Nestes casos poderá ocorrer rebaixamento regional ou local dos níveis, e, consequentemente queda de produção no poço. Interferências de novos poços em bombeamento nas proximidades, também podem provocar os mesmos efeitos.

A solução deste tipo de ocorrência em geral pode ser amenizada com uma reavaliação do regime de bombeamento do poço.

 

Chame a HidroGeo para uma avaliação do problema e possível solução.  

Seu poço não pode parar

 

A Hidrogeo possui um departamento técnico especializado em manutenção de poços tubulares, focado no atendimento das mais variadas necessidades.

​

Manutenção Preventiva e Corretiva  Poços

  • Retirada e instalação de bomba submersa;

  • Instalação bomba reserva;

  • Conserto e substituição de equipamentos;

  • Limpeza química com produtos adequados;

  • Limpeza mecânica com máquina especializada;

  • Reabilitação e operação otimizada de poços.

​

Serviços de Avaliação

  • Verificação dos componentes elétricos e hidráulicos do Sistema de bombeamento: Bomba, Quadro de Comando, cabo elétrico e tubulação de recalque;

  • Ensaio de vazão com avaliação dos parâmetros hidráulicos;

  • Eficiência de Poços: Verificação através das perdas de cargas ocorridas em ensaios escalonados;

  • Perfilagem Óptica: Verificação do interior do poço através da visualização interna com equipamento específico dotado de câmara de vídeo.

  • Análise da água: físico-químca e bacteriológica.

Regularização de Poços

NOSSO NEGÓCIO É PERFURAR E EXTRAIR ÁGUA SUBTERRÂNEA.

bottom of page