• HidroGeo Perfurações

Quanto custa a perfuração de um poço artesiano?

Em geral o preço de um poço artesiano é previamente estimado a partir do conhecimento de informações como:

  1. Local da perfuração;

  2. Tipo de uso da água e volume demandado;

  3. Disponibilidade de energia;

  4. Acesso, etc.


O técnico da empresa de perfuração indicará a necessidade ou não de um estudo preliminar sobre a geologia da área de interesse, com o objetivo de identificar dados do subsolo, tipos de rochas a ser perfuradas, aquíferos, existência de estruturas geológicas etc., e a partir destes, então, irá criar um Projeto adequado à hidrogeologia da área e as necessidades do Contratante. Então, nem todo poço necessita de estudo preliminar, mas de um Projeto sim. O Projeto determinará o método mais adequado de perfuração, profundidade e diâmetro da perfuração, tipo e diâmetros de tubos de revestimentos, filtros, se necessário, equipamento hidráulico e elétrico – bomba submersa (potência e número de estágios), cabo elétrico, tubos de recalque -, ensaios quantitativos e qualitativos.


O preço, então, depende da projeção e somatório de uma gama de itens e respectivos quantitativos, cujas variáveis são inicialmente estimadas.


Na execução da perfuração, poderão ocorrer algumas modificações nos quantitativos e consequentemente no preço final, podendo ser maior e ou menor do que o inicialmente projetado. Isto, deve-se ao fato de que a geologia não é uma ciência exata, que mesmo sendo as estimativas iniciais baseadas em dados de poços existentes na região, variações poderão ocorrer.


Faça sua consulta!

699 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo